A saltadora ornamental chinesa, He Zi, 25 anos, foi pedida em casamento pelo namorado, o também chinês e saltador Qin Kai. Até ai, nada fora do comum, certo? Para um casal que namora há 6 anos é completamente normal que em alguma hora do relacionamento decidam casar. O problema todo, que gerou a polêmica em torno do assunto, foi o fato de o pedido ter acontecido durante a premiação do salto ornamental nas Olimpíadas, em que He Zi ganhou medalha de prata.

Tudo aconteceu no último domingo, 14, enquanto He Zi subia ao pódio e comemorava a vitória e a medalha com os outros atletas que estavam no pódio. Todos os holofotes estavam voltados para ela e os outros atletas medalhistas quando o namorado de He Zi resolveu pedi-lá em casamento: nesse momento, todos os holofotes se viraram para o ato romântico que o rapaz estava tendo com a moça, pedindo-a em casamento na frente de milhares de pessoas com uma caixa vermelha e um anel de diamantes.

Pedido de casamento durante premiação nas Olimpíadas gera polêmica

Apesar de o público em geral ter apoiado e aplaudido a atitude de Qin Kai, a sociedade ficou com a opinião dividida: será que ele estava apenas sendo romântico ou querendo tomar o espaço da namorada nos holofotes?

Uma internauta chinesa se manifestou sobre o assunto na rede social Gu Jueyang, similar ao Twitter: “Que maneira de colocar pressão sobre ela: ter o mundo inteiro vendo enquanto ela toma uma decisão tão íntima e importante. Se ela rejeita a oferta de casamento, vai ser rotulada como uma pessoa cruel por bilhões ao redor do mundo, que estão observando. Isso pode ser mascarado como romântico, mas eu vejo o contrário”.

A escritora indiana Sunny Singh também acha que foi um ato machista do namorado da atleta. “É um mecanismo de controle, uma maneira de dizer ‘você pode ter acabado de ganhar uma medalha olímpica, ou ser uma CEO ou ter projetado uma nave espacial, mas realmente a coisa mais importante é que você é minha mulher'”, disse Singh à BBC.

Pedido de casamento durante premiação nas Olimpíadas gera polêmica 4

Foto: AFP/GETTY

A escritora também revelou que Qin Kai se aproveitou do momento de emoção e de todas as pessoas que estavam assistindo ao pedido, o que desencorajaria a atleta a recusar o pedido. Mesmo as lágrimas, a atleta demorou a esboçar um sorriso enquanto o namorado a pedia em casamento. “Não sei porque é que ele se declarou hoje, não esperava casar tão cedo”, falou a atleta à imprensa, segundo o Hypeness.

Entretanto, algumas pessoas, mesmo com toda a polêmica em torno do pedido, apoiaram a atitude do atleta. Daisy Amodio, fundadora da consultoria especializada em pedidos de casamento The Proposers, falou à BBC: “Para este casal tudo girava em torno dos Jogos Olímpicos. Eles passaram por quatro anos de treinamento, dedicação e trabalho duro, então porque não fazê-lo lá? A recompensa para eles depois é ‘fizemos esta coisa realmente surpreendente e vamos nos casar’. É muito especial “.

Mesmo dividindo opinões, a atleta aceitou o pedido de casamento do namorado.

Share This: